A Universidade Sapienza, em Roma, celebrou um convênio com a Anamatra, Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, no Brasil, para fazer um curso de Direito do Trabalho comparado, conferido aos Juízes do Trabalho, na própria universidade de Roma, pelo período de dois meses.

O objetivo do curso é fazer um intercâmbio entre os alunos e os professores da Sapienza para que ambos saiam enriquecidos com as experiências nos dois países - Itália e Brasil.

Esta é a primeira edição neste formato, e o curso iniciou-se em 07/02/2011, com a presença de doze magistrados brasileiros.

Estamos na segunda metade do curso e resolvemos criar um blog para compartilharmos a rica convivência desse período, bem como publicarmos as impressões e aprendizados obtidos durante essa experiência.

sábado, 2 de abril de 2011

Encerramento do Curso


No dia 31 de março de 2011 foi o último dia do curso, que terminou com muitas atividades e com um fechamento especial.
Iniciamos o dia no Tribunale del Lavoro di Roma, que é a primeira instância e assistimos as audiências do dia. Vimos que, em termos estruturais, a Justiça do Trabalho no Brasil é melhor aparelhada e com mais recursos tecnológicos, para favorecer a prestação juriscional.
A tarde tivemos a aula magistral com o Diretor do Curso, Prof. Sandulli Pasquale, que fez um fechamento principalmente com relação à liberdade sindical e finalizou a tarde com a entrega dos certificados de conclusão.
O dia foi encerrado com um coquetel oferecido aos professores e alunos do curso, na Embaixada do Brasil, um lindo palácio localizado na Piazza Navona.

Última aula com a entrega dos certificados


No coquetel na embaixada brasileira com o Embaixador do Brasil em Roma

A festa final!
Vista da sacada da Embaixada do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário